Prefeitura Municipal de Sorriso

Campanha antirrábica animal

Sorriso imunizou mais de 82% da meta inicial

Publicado em 19 de setembro de 2022 às 11:35

Desde o início da campanha antirrábica animal, Sorriso imunizou 10.747 cães e 2.073 gatos, que somados chegam 12.820 animais, o que equivale a 82,82% da meta inicial estipulada em 15.479 animais – 13.102 cães e 23.77 gatos para o Município. Só no último sábado, dia 17 de setembro, data do segundo dia D, 6.152 animais foram imunizados.

Apesar de já ter realizado dois dias Ds e de ter imunizado nas áreas rurais, a Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas) vai dar mais uma mãozinha para quem não garantiu a picadinha do bem nos pets. Isso porque a partir desta segunda-feira, 19 de setembro, os proprietários que ainda não imunizaram podem ligar na Vigilância Ambiental, em horário comercial, no número 3544-8115, para agendar a imunização. Nesse caso, o vacinador irá até o endereço, ou ainda, o proprietário poderá levar o animal até a sede da Vigilância na Rua Noel Rosa, número 465, no Jardim Alvorada.

Vale sempre lembrar que a vacina antirrábica é aplicada em cães e gatos acima de três meses de idade e que não estejam doentes no dia da aplicação. Além disso, no caso de fêmeas, o animal não pode estar gestante.

A Vigilância Ambiental reforça ainda que é proibido entregar vacinas aos proprietários dos cães e/ou gatos para serem aplicadas em casa.

O que é a raiva

Segundo a Secretaria de Saúde e Saneamento, "a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos (antropozoonose) pela mordedura, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus da raiva".

O distúrbio é caracterizado por sintomas neurológicos e, de acordo com a pasta, "é uma doença quase sempre fatal (praticamente 100% dos casos evoluem para óbito), para a qual a melhor medida de prevenção é a vacinação pré ou pós-exposição".

Texto: Decom
Fotos: Ney Pinheiro