A HomeBiogas viabiliza biodigestores em escolas e comunidades, com o intuito de disseminar uma nova forma de pensar e praticar a sustentabilidade. Em Sorriso, um projeto piloto foi implantado com a instalação de um biodigestor doado pela empresa na Escola Municipal Matilde Zanatta, no Assentamento Jonas Pinheiro.

“É possível caminharmos para a evolução de uma sociedade com fontes de energias renováveis e podemos levar essa iniciativa com o biodigestor para as crianças já na escola. Além de contarem com o gás e o fertilizante produzidos pelo equipamento, as unidades o utilizam também para ensinar os conceitos de sustentabilidade para os alunos”, ressalta Leandro.

Entre os benefícios da utilização do biodigestor, além da reciclagem e a economia de energia, no caso o gás, está a diminuição dos impactos na saúde, com a redução do uso de carvão para cozinhar, envio de lixo aos aterros e a possibilidade do emprego em sistemas de saneamento básico.

"O objetivo aqui é apresentar esse sistema que queremos implementar em Sorriso. O Ministério Público e o Poder Judiciário têm sido grandes parceiros da gestão. Esse é um projeto fantástico que levaremos para algumas escolas, horta comunitária e aos assentados. O futuro será o resultado da junção da tecnologia com a sustentabilidade e Sorriso precisa ser reconhecida pelo seu desenvolvimento sustentabilidade e ambiental”, disse o prefeito.

Hoje à tarde, às 15 horas, o grupo fará uma visita na Escola Municipal Matilde Zanatta, para conhecer o biodigestor. Ontem (25), os visitantes conheceram um pouco das potencialidades de Sorriso e o Cidade Inteligente, Humana e Sustentável, programa que o Município aderiu com o intuito de integrar a tecnologia ao aspecto humano e ao desenvolvimento planejado da cidade.

“Estamos visitando Sorriso e percebemos como é possível fazer a diferença com uma gestão comprometida. É muito importante para nós, como empresa mundial, poder trazer nossas tecnologias para uma cidade que é o berço da alimentação mundial e fazer parcerias que tragam economia e sustentabilidade à região e, principalmente, dignidade à população”, disse Leandro, complementando que o caminho da prosperidade e da solução está na interligação entre tecnologia e sustentabilidade. “É um caminho sem volta e precisaremos da tecnologia para resolveremos todas as necessidades básicas de nossas cidades, como esgotamento sanitário, água, gás, geração de economia circular, geração de energia limpa e renovável”.