A Secretaria de Saúde e Saneamento Sorriso, através da Saúde Bucal, participou pela 1° vez de um concurso em nível nacional, sobre gestão e organização da saúde bucal. O concurso, que foi instituído em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), avalia o as cidades brasileiras que se destacam no atendimento odontológico. São selecionados os municípios que mantêm o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, e que possuam Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar, entre outros.

“Tudo começou quando conquistamos o 1° Lugar na etapa estadual, que já foi uma grande conquista. Essa classificação nos garantiu disputar em nível nacional e ontem fomos informados que Sorriso ficou classificado em 5º lugar no ranking nacional.”, afirmou Tatiane Tremea, na época coordenadora da saúde bucal.

Os resultados foram homologados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), conforme a portaria datada de 20 de setembro de 2018, assinada pelo presidente do CFO, Juliano do Vale.  “O prêmio é uma forma de o CFO reconhecer e agraciar os municípios que dão a devida importância à saúde bucal, que é primordial para alcançarmos no país um nível de atendimento de saúde pleno ao cidadão brasileiro. Não se faz saúde de qualidade sem a presença dos cirurgiões-dentistas. Os municípios que participaram os classificados e os vencedores são exemplos de boas práticas e elas precisam ser devidamente reconhecidas”, declarou o presidente do CFO, Juliano do Vale.

O concurso avaliou em organização, cobertura de atendimento, cumprimento de protocolos e participação em Conselho Municipal em Saúde, entre outros requisitos de cidades de 50 mil até 300 mil habitantes.

“Temos a honra de saber que fomos reconhecidos como o quinto município do Brasil, que tem a saúde bucal, mais bem organizada e planejada. Isso mostra que temos uma equipe dedicada, que cumpre os protocolos, preconizado pelo Ministério da Saúde. Esta importante premiação serve de estímulo para buscarmos melhorar cada vez mais a Gestão em Saúde Bucal. Agradeço a Deus em primeiro lugar, nosso mestre, sem ele nada disso é possível, agradeço aos colegas, pois formamos uma excelente equipe, a Secretaria de Saúde e Saneamento  que nos deu todo suporte, aos pacientes que são o foco deste trabalho, ao FO e ABO apresentou em números o que fazemos com o coração. Classificação ”, ressaltou Tatiane Tremea

Veja os cinco municípios classificados na categoria municípios de 50.001 a 300.000 habitantes

1º – São Sebastião (SP)

2º – Cascavel (PR)