A Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, fará neste mês 412 exames de mamografia. Com estes, sobe para 1.865 o número de exames agendados pelo município de janeiro a outubro de 2018, zerando a fila de espera pelo exame.

“Sabemos da importância do diagnóstico precoce para o tratamento do possível câncer de mama. Entendemos como essa doença fragiliza principalmente as mulheres, por isso a Prefeitura de Sorriso adquiriu, com recursos próprios, esse exame de alta complexidade que é de responsabilidade do Estado, para atender nossos moradores e evitar que fiquem anos na fila. Nós zeramos a fila do exame de mamografia, quem precisar fazer o exame deve procurar sua unidade,” afirmou o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro.

Dados da Central de Regulação apontam que, de janeiro a setembro, uma grande quantidade de pessoas não compareceram para realizar os exames.

“Infelizmente temos hoje cerca de 16% de faltosos. São pessoas que marcam os exames, não comparecem no dia marcado e não avisam, tirando a vaga de alguém que realmente precisa. Se avisar que por algum motivo não vai conseguir fazer o exame, a regulação consegue encaixar outra pessoa na vaga e não perdermos a vaga. Por isso, pedimos que quando não puder para fazer o exame, que comunique a Central de Regulação, para que nossa equipe substitua o usuário e não percamos a vaga”, explicou a coordenadora da Central de Regulação, Joelma Goulart.

A Campanha Nacional Outubro Rosa, que teve início no dia 1º e vai até 31 de outubro, com objetivo principal de alertar as mulheres e conscientizar sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Neste período de campanha as Unidades de Saúde da Família (USF) está intensificando as ações voltadas à saúde da mulher.

“As equipes das Unidades de Saúde da Família desenvolvem, continuamente durante todo ano, a busca ativa das mulheres que são atendidas pelas unidades para realização de exames preventivos de colo de útero e mamografia. Nesse mês de outubro, intensificamos as ações de prevenção da saúde da mulher, em alusão a Campanha Outubro Rosa”, contou a coordenadora da atenção básica, Melissa Vilela.

Ainda segundo Melissa, algumas USFs, farão atendimento especial às mulheres em alusão ao Outubro Rosa. “Estaremos com atendimento especial às mulheres no sábado (20) o Dia “D” em 14 unidades de saúde, que atenderão das 13h às 18h, com coleta de preventivo e solicitação de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos“, explicou ela.

Veja as unidades que estarão abertas no Dia “D”

USF- do São Domingos; USF- do Industrial; USF- Jd. Primavera; USF- Benjamim Raiser; USF- Ana Nery; USF- Bela Vista; USF- Jd. Amazonas; USF- Jd. Carolina;USF- São José USF- Jd. Europa; USF- Central; USF- Nova Aliança; USF Novos Campos; USF Integração e Usf- Distrito de Primavera.