Técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social de Sorriso participaram, em Brasília (DF), da “Oficina de Apoio Técnico Regional de Aprimoramento Metodológico do PAIF – Região Centro-Oeste”. As profissionais foram indicadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) pelo trabalho que vem sendo desenvolvimento no município. A oficina ocorreu nos dias 20 e 21 deste.

Maristela Zanatta, assistente social, e Fabiana Uemura, psicóloga, tiveram sua viagem e despesas pagas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e juntamente com outros de 60 representantes dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e do Distrito Federal, participaram dessa troca de experiências e discussão de assuntos relacionados à função protetiva da família e ao direito à convivência familiar.

A oficina faz parte de uma série que vem sendo realizada pelo Departamento de Proteção Social Básica da SNAS, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Social, e conta com a participação de grupos das cinco regiões brasileiras, com o objetivo de alinhar as ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) em todo o país.

“O programa consiste no trabalho social com famílias, fortalecendo a função protetiva delas, prevenindo a ruptura de seus vínculos, a ocorrência de situações de vulnerabilidade e os riscos sociais na cidade, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Capacitar nossos profissionais é uma maneira de ampliar e garantir o acesso dessas famílias aos seus direitos, através de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo que a Secretaria desenvolve nos CRAS”, destacou a Secretária Municipal de Assistência social, Jucelia Ferro.