Até o dia 21, o município é palco das modalidades coletivas que reúnem mais de 1,2 mil atletas

O público superior a 2 mil pessoas, que esteve no Estádio Municipal Egídio José Preima no último sábado (15), acompanhou fortes emoções e pode vivenciar o espírito olímpico que move os jovens atletas dos Jogos Escolares. A avaliação é do prefeito em exercício, Gerson Bicego. Além das 2 mil pessoas da arquibancada, mais de 1,2 atletas participaram da abertura dos Jogos.

Bicego ressaltou que a cerimônia de abertura foi organizada para surpreender tanto os atletas visitantes, quanto o público da casa que foi prestigiar os atletas sorrisenses. “Organizamos uma grande festa e desejamos que nesta semana o espírito olímpico envolva a todos e as disputas sejam amistosas e saudáveis”, pontuou.

No total, 1.260 atletas de 37 municípios – 36 visitantes e os donos da casa; e 200 professores estão na cidade para a etapa estadual dos Jogos Escolares, modalidades coletivas (futsal, handebol, basquetebol e voleibol), categoria B, para jovens de 12 a 14 anos. As disputas seguem até o dia 21 de julho.

O secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão, destacou que para receber bem todas as delegações, a Administração Municipal de Sorriso, organizou uma estrutura de logística por meio de todas as Secretarias. Especificamente, as Secretarias de Educação e Cultura, e de Esporte e Lazer, estão atuando diretamente nos jogos. “Disponibilizamos todos os nossos ginásios e quadras, e também a estrutura da Facem para as disputas. Além da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt para as refeições”, disse.

Brandão reforçou a importância das famílias acompanhar os jogos. “A presença da torcida, da família nos ginásios, como ocorreu no sábado, durante a abertura é fundamental. Então, aproveitamos para convidar as famílias sorrisenses para acompanhar nossos atletas em quadra e torcer muito por eles”, comentou.

A secretária de Educação e Cultura, Lúcia Körbes Drechsler, lembrou a importância da prática da atividade física. “O esporte tem impacto direto na saúde e automaticamente, nos auxilia a compreender regras e normas de uma maneira saída também”, citou.

Já o gerente comercial e pai da atleta, Ana Beatriz, uma das responsáveis por conduzir a tocha olímpica, Nilson Siqueira Pereira, ressaltou a importância do evento. Pereira falou da importância dos adolescentes conhecer a cultura de outros municípios “em um momento em que estão formando suas personalidades. E quem acompanhou a abertura, viu o quanto foi emocionante. Parabéns para quem organizou”, acrescentou.

Para quem quiser acompanhar os jogos, hoje (16), as disputas foram retomadas cedinho, desde às 7h30 os atletas voltaram para as quadras. No Ginásio Domingão estão em andamento os jogos de futsal; no Ginásio Fermino Maleski são realizados os jogos de handebol; no Ginásio Flor do Cerrado estão em andamento os jogos de basquetebol. O ginásio da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt é o palco da disputa do voleibol masculino e o voleibol feminino é disputado no ginásio da Facem. Os atletas visitantes estão alojados em 12 escolas das redes municipal e estadual de ensino.