Na manhã desta quinta-feira (04/12), o prefeito Alei Fernandes conduziu, em seu gabinete, uma reunião online com representantes do governo chinês, da Aviation Industry Corporation of China (AVIC), uma das maiores empresas estatais da China, da Secretaria Municipal de Educação e membros da cooperação comercial chinesa na América do Sul. O encontro tratou dos encaminhamentos para a implantação, em Sorriso, da primeira escola técnica chinesa da América Latina, que será construída por meio de parceria entre a Prefeitura e o governo chinês, junto do Parque Tecnológico do município.

A principal pauta da reunião foi o projeto pedagógico da unidade, que será referência na formação de jovens para o mercado tecnológico. A instituição contará com ensino médio técnico, cursos de curta duração, pós-graduação, laboratórios de alta tecnologia e estrutura completa para atender até 1.200 alunos. O projeto prevê ainda dormitórios para estudantes de outras cidades e praça de alimentação. Toda a formação dos professores será oferecida diretamente pelo governo chinês.

Na ocasião, o prefeito Alei Fernandes falou do impacto histórico que o projeto representa para o município. “Estamos muito próximos de assinar, ainda neste ano, o convênio para a construção da primeira escola técnica chinesa da América Latina. Isso coloca Sorriso em um novo patamar no cenário nacional e mundial. Essa parceria abrirá portas para oportunidades únicas para nossos jovens”, afirmou.

A secretária de Educação, Adriana Reicherdt, apresentou as bases pedagógicas que estão sendo alinhadas com a equipe chinesa. “Estamos diante de um projeto transformador para a educação de Sorriso. Esta escola trará uma metodologia moderna, integrada à tecnologia e às demandas industriais. Será um marco para toda a rede educacional.”, disse.

Representando a Cooperação Comercial Geral da América do Sul, o presidente Shao Zhong falou da relevância internacional da parceria e a escolha de Sorriso como sede do projeto. “China e Brasil são países com fortes laços diplomáticos e já compartilham um amplo intercâmbio comercial e cultural. Entre os mais de 20 documentos assinados durante a visita do presidente brasileiro à China, um deles prevê colaboração para reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento. A melhor forma de promover crescimento econômico e elevar a renda é investir em educação e tecnologia, formando uma geração de profissionais com alto nível técnico e intelectual.”

Zhong também destacou o papel da AVIC no apoio a países em desenvolvimento, “a AVIC International possui um projeto de responsabilidade social que auxilia na criação de escolas técnicas de nível médio para transmitir tecnologia industrial, assim como fez o oficial Zheng He, há milhares de anos, levando conhecimento e sementes agrícolas a povos distantes. Este grande centro educacional beneficiará não apenas Sorriso, mas todo o Brasil.”

O representante chinês ressaltou ainda o porquê da escolha do município. “Sorriso é uma cidade jovem, vibrante e com visão de futuro. A infraestrutura, a limpeza urbana e a excelente segurança nos impressionaram profundamente durante nossa visita. Após conversas intensas com o prefeito, a secretária, vereadores e empresários, ficou claro que Sorriso é o melhor lugar para inaugurar esse primeiro projeto no país.”