A Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, realizou no último fim de semana, mais um mutirão de cirurgias de cataratas e pterígio. As cirurgias fazem parte do Programa Mais Saúde, nesta fase, mais 100 pessoas foram atendidas e os procedimentos realizados no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME).

Os procedimentos de alta e média complexidade são de responsabilidade do Estado, mas devido à grande demanda e o tempo de espera, o município adquiriu os serviços médicos com recursos próprios. Desde o ano de 2017 até outubro deste ano, já foram realizados 537 procedimentos, sendo 383 de Cataratas e 154 de pterígio.

“ Este é um dos  momentos em que me sinto satisfeito em estar como prefeito desta cidade. É uma alegria imensa ver  essas pessoas com o sorriso no rosto,  com otimismos de que deu tudo certo e que as coisa voltaram a brilhar novamente, isso não tem preço”, disse o prefeito Ari Lafin.

Através do Programa Mais Saúde o município já realizou diversos procedimentos cirúrgicos, cirurgias de Hérnias, Histerectomia, Colocistectómia, Amigdalectomia, Adenoidectomia, hernioplastia . “Esses procedimentos também são de obrigação do Estado, porém  o prefeito determinou a aquisição dos serviços para atender nossa população, já fizemos cerca de 250 cirurgias até o mês de outubro,”, explicou o secretário de saúde e saneamento, Luís Fábio Marchioro.

O processo para as cirurgias eletivas segue a prioridade dos casos feitos pelo médico regulador e o tempo de espera.