Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, a formação abordou temas do dia-a-dia do marinheiro fluvial auxiliar de convés e marinheiro fluvial de máquinas (CFAQ-II C/M N1). “O curso buscou qualificar comandantes de embarcações de até 10 AB, com a finalidade de atividade comercial”, explica.

O comandante da Agência Fluvial de Sinop, capitão-tenente Vinicius Oliveira Celestino, esteve presente no evento e destacou que após um ano de formado e exercendo a atividade comercial, o aquaviário poderá realizar o Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) - que qualifica o profissional para trabalhar com o transporte de passageiros (escolar, turismo ou travessia).

Já o marinheiro auxiliar fluvial de convés ou marinheiro auxiliar fluvial de máquinas, poderá exercer profissionalmente atividade de subalterno de quarto de navegação nas embarcações de qualquer AB que são utilizadas na navegação interior e serviços gerais de convés nas embarcações de até 100 AB utilizados na navegação interior, que exercem atividade comercial, exemplo balsa, transporte de mercadorias.

Também presente no encerramento, o prefeito Ari Lafin salientou que esse é um trabalho em parceria com a Prefeitura e que há previsão de realização de novas turmas do curso de formação de aquaviários para Sorriso em 2023.

Regularização de documentos

Além de ministrar o curso, na semana passada, nos dias 17 e 18 de novembro, integrantes da Marinha do Brasil, por intermédio da Agência Fluvial de Sinop, estiveram em Sorriso para a regularização de documentos de embarcações e Carteiras de Habilitação de Amador.