A movimentação de policiais nas ruas e a presença do helicóptero da Policia Militar diuturnamente no céu de Sorriso tem chamado a atenção da população. Durante todo o mês de agosto, foi deflagrada a 8ª fase da operação “Bairro Seguro”, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, e que contou com o apoio da Prefeitura de Sorriso.

Esta manhã (31), comandantes das forças de segurança do Estado, prefeitos e autoridades regionais, estiveram reunidas no município para apresentar os números da operação e destacar a importância da parceria com o poder executivo e instituições locais no enfrentamento da criminalidade.

Estavam presentes na sede do OAB – Sorriso, o secretário estadual de Segurança Pública (Sesp), Rogers Jarbas; o comandante Geral da Policia Militar de Mato Grosso, coronel Marcos Cunha; o comandante Regional da Policia Militar, coronel Valter Luiz Razera; representante do Comando Geral dos Bombeiros do Mato Grosso, coronel Atila Silva; o comandante do 12ª BPM Sorriso, major Jorge Almeida; os delegados de Sorriso André Ribeiro e Flavio Braga; além dos prefeitos de Itanhangá, Edu Paskoski; de Ipiranga do Norte, Pedro Ferronato; de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti; o vereador Cláudio Oliveira; a presidente da OAB Sorriso, Claudia Pereira Negrao e a Juíza da 1ª vara Criminal de Sorriso, Emanoelle Navarro; do secretário municipal de Governo e Segurança Pública, Luís Fábio Marchioro.

Durante a reunião, o secretário estadual de Segurança Pública (Sesp) ressaltou a importância do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), presidido pelo prefeito Ari Lafin, no planejamento integrado das ações estratégicas. Outro fato destacado foi a instalação do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) em Sorriso, o que garantirá ainda mais segurança para o município de toda a região.

“Mato Grosso tem melhorado muito as ações voltada à segurança pública. Parabenizo o trabalho do GGI de Sorriso, que deve ser visto como uma forma diferenciada de discutir a segurança. Estar sentado em uma mesa com pessoas sérias nos dá mais vontade e entusiasmo para trabalhar. Aqui vemos um GGI muito bem estruturado, o que vem demonstrando que é possível fazer gestão de forma diferente. Vejo a vontade dos cidadãos em mudar as coisas, e é com esse desejo de mudança que caminharemos juntos, sendo cada vez mais fortes”, frisou Jarbas.

A ação está sendo realizada simultaneamente em todo o Estado. Em Sorriso, estão atuando policiais militares da Força Tática, do Comando de Ação Rápida (CAR), além de equipes do Ciopaer. “O projeto Bairro Seguro está atendendo todo o Estado de forma qualificada, com resultados efetivos como a redução nos números da criminalidade. No ano passado foram presos 13 mil criminosos e esperamos chegar a 20 mil em 2017. Sabemos que isso não é suficiente, e que precisamos ir além. Para isso, contamos com o apoio da Prefeitura de Sorriso que sempre foi parceira no enfrentamento da criminalidade”, reforçou o secretário de segurança.

Para o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, a união entre os poderes e a sociedade organizada é o responsável pelo sucesso do GGI. “Queremos ser parceiros do Governo do Estado. Vamos continuar trabalhando em conjunto com as outras esferas de poder e instituições, desburocratizando algumas questões por meio da adesão de forças. Precisamos da união de esforços em torno de um único objetivo, que é garantir mais segurança para a população. O fato do comando da segurança estar todo em Sorriso é uma forma de demonstrar que todos estão encarando os problemas de frente, sem vaidades políticas. O governador tem nos atendido sempre e me coloco a disposição para ser parceiro nesse e em outros projetos”, enfatizou Lafin.