Entre estes eixos, figuram saúde, bens naturais comuns, cultura, educação, trânsito, planejamento urbano, governança, justiça social e consumo responsável. Mais que se comprometer a desenvolver políticas públicas que contemplem estas áreas, os municípios que firmam o compromisso também somam esforços para garantir o livre acesso à informação, o combate à corrupção e o cumprimento de ações que gerem impacto positivo no clima, com a redução de poluentes e utilização de energia sustentável.

Além do documento que representa um “nós concordamos e queremos um mundo melhor”, Sorriso também está cadastrando na plataforma do PCS todas as ações que vem sendo promovidas para o alcance destas metas. “De forma integrada e articulada entre nossas secretarias, já estamos avançando em muitas áreas e, à medida que este trabalho é tabulado e analisado, é possível verificar que áreas demandam uma atenção especial e de que forma podemos atuar para garantir o crescimento do Município com sustentabilidade”, destaca o prefeito Ari Lafin.

“Em contrapartida, o PCS também oferece ferramentas para contribuir com a ampliação destes processos”, complementa o  controlador.

Exemplos destas ações? Vamos lá: o programa Eco Sorriso, que promove ações de sustentabilidade por meio de educação ambiental; e a coleta e a destinação adequada de resíduos, aliviando o meio ambiente e gerando renda para famílias de catadores. Há também o SorriMobi, que permite que a frota seja utilizada de forma mais econômica, ajustando trajetos e agendando a utilização dos veículos;  e a Ouvidoria Itinerante, que deve entrar em operação nos próximos dias e consiste basicamente em uma buscar ativamente  junto ao cidadão a avaliação de como estão sendo prestados os serviços públicos.

Ah! Lembrando que, no ranking dos 141 municípios de Mato Grosso, Sorriso ocupa o 2.º lugar quando o assunto é “Transparência”. O controlador acrescenta que, quando se leva em consideração os 5.570 municípios brasileiros, Sorriso fica na 54ª posição.

A adesão ao PCS é mais uma ação em busca da consolidação da Capital do Agro como uma cidade que consegue equilibrar a balança dos aspectos sociais, econômicos e ambientais, o tripé da sustentabilidade. “Mais que conseguir gerir bem este desenvolvimento constante, é indispensável que possamos também levar ao cidadão serviços ágeis, com foco no bem-estar, na saúde e na segurança, por isso, cada vez mais estamos reforçando ações que envolvam a tecnologia no serviço público, caminhando para o conceito de cidade inteligente”, comenta o prefeito, lembrando que ainda em junho, o Município também passou a instituir o programa Cidade Inteligente, Humana e Sustentável.