Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Atua na educação, mas é não professor? Então esse recado é específico para você: o Município de Sorriso abriu hoje (07) o pré-cadastro on-line para trabalhadores da educação. Desse modo, independente do setor em que você atua, desde que seja no âmbito escolar, já é hora de inserir seus dados para organizar a fila de imunizações contra a Covid-19.
O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, pontua que inserir o nome no cadastro on-line não equivale à agendamento ou garantia para a imunização. “Não se trata de agendamento. Esse pré-cadastro tem como objetivo organizar as filas e prioridades na distribuição das vacinas que estão sendo fornecidas pelo Ministério da Saúde e seguirá o cronograma de entrega de doses”, explica Marchioro.
Assim que o cidadão acessa o site da Prefeitura, o https://site.sorriso.mt.gov.br/ , basta que a pessoa entre no banner para ter acesso ao pré-cadastro que está dividido para comorbidades, gestantes, puérperas, professores e trabalhadores em educação. No pré-cadastro consta um modelo de declaração de vínculo empregatício para quem atua como trabalhador da educação. É necessário ou preenche-la ou apresentar um outro documento como cópia do holerite em que conste o vínculo empregatício, comprovando assim a atuação no momento da imunização.
O secretário destaca que conforme os cadastros forem recebidos, todos serão analisados pela equipe técnica para comprovar situações como área de residência em Sorriso e atuação profissional. “Lembramos que a priorização será por idade, como foi feito nos demais grupos, iniciando sempre pelos mais velhos até os mais jovens”, frisa.
Outras formas de cadastrar
Para quem não tem acesso à internet, Marchioro recomenda que procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência ou a Agente Comunitária de Saúde (ACS) responsável pela sua área. Outra opção ainda é ligar no 150.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).