“Temos observado um grande medo por parte das mulheres que estão amamentando e esperamos que a imunização possa acalmar um pouco o coração das mães”, explica o gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, ao lembrar que o Município já iniciou a imunização de gestantes e puérperas sem comorbidades, desde que as mulheres que integram esse público apresentem a autorização médica no momento da vacinação. “Estamos avançando para outro grupo porque as gestantes com comorbidades já receberam a primeira dose”, adianta.
Para preencher o pré-cadastro é necessário acessar o site da Prefeitura de Sorriso no link https://site.sorriso.mt.gov.br/covid/precadastro. E para receber a vacina, no momento da imunização, as lactantes deverão apresentar documento de registro de alta hospitalar ou certificado de nascimento da criança, documento com foto, comprovante de endereço, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme Marchioro, o grupo deve ser imunizado com doses da Pfizer ou Coronavac, após a avaliação dos riscos e benefícios individuais de cada lactante com os respectivos médicos.
O secretário lembra ainda que inserir o nome no cadastro on-line não equivale à agendamento ou garantia para a imunização. “Não se trata de agendamento. Esse pré-cadastro tem como objetivo organizar as filas e prioridades na distribuição das vacinas que estão sendo fornecidas pelo Ministério da Saúde e seguirá o cronograma de entrega de doses”, explica Marchioro.
Conforme os cadastros são recebidos, todos são analisados pela equipe técnica para comprovar situações como área de residência em Sorriso. “Lembramos que a priorização será por idade, como foi feito nos demais grupos”, frisa.
Outras formas de cadastrar
Para quem não tem acesso à internet, Marchioro recomenda que procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência ou a Agente Comunitária de Saúde (ACS) responsável pela sua área. Outra opção ainda é ligar no 150.




