Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, explica que o próprio cidadão deve entrar no site, escolher data, unidade de saúde e horário para a imunização. Marchioro ressalta que “se você agendar, procure cumprir com esse agendamento, pois temos muitas pessoas na expectativa dessa vacina”.
Além de abrir o agendamento para 36+, a partir de hoje (04), continua aberto o agendamento para mães lactantes com filhos de até dois anos de idade. O link para o cadastro é o mesmo.
Lembrando que no momento da imunização, todos devem apresentar CPF, documento com foto, cartão do SUS e cartão de vacina e estar de máscara. As lactantes precisam apresentar também a certidão de nascimento da criança.
O secretário destaca ainda que gestantes e puérperas com comorbidades que ainda não foram imunizadas podem agendar a vacinação pelo 3545-8000. Para ser vacinadas, as gestantes devem apresentar a autorização médica.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).