Inicialmente, a Secretaria de Saúde prevê a abertura de dois pontos exclusivos para a imunização das crianças contra a covid-19, nos PSF’s do Jardim Bela Vista e São Domingos por agendamento. Nesses locais não serão mais aplicadas vacinas de rotina. “Essa é uma das prerrogativas do Ministério da Saúde: as vacinas covid pediátricas não devem ser aplicadas no mesmo ponto em que as de rotina; além disso, não podem ser aplicadas em salas volantes”, explica o secretário-adjunto da pasta, Devanil Barbosa.

O gestor frisa ainda que há algumas peculiaridades no imunizante. “Primeiro: foi desenvolvido exclusivamente para o público infantil; além disso a dose aplicada é menor, de 0,2 ml (em adultos é de 0,3 ml) e a concentração da medicação equivale à 30% do imunizante adulto”, destaca

Outras recomendações também precisam ser observadas: além do cartão de vacinação é preciso que os pais ou responsáveis pelas crianças levem o CPF dos pequenos. Pais cujos filhos não tenham CPF é só procurar uma agência dos Correios para a confecção. “Os pais também podem verificar a certidão de nascimento dos filhos, desde 2014 o número consta na certidão”, lembra o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro. Outra recomendação é a mesma já conhecida dos adultos: caso haja uma reação é só procurar uma unidade de saúde.

A imunização dos pequenos iniciou ainda na terça-feira (18), contemplando crianças portadoras de comorbidades (doenças cardíacas, diabetes, que realizam quimioterapia e outras situações de acompanhamento contínuo) e deficiências permanentes. Quem integra esse público e não compareceu nos dois dias (18 e 19) de livre demanda, os pais ou responsáveis podem ligar no 3545-8100 para agendamento. No caso de crianças com comorbidades, há necessidade de apresentação do laudo médico. A segunda dose é aplicada em oito semanas.

Entre os dois dias de livre demanda foram imunizadas 26 crianças. “Obviamente que essa é uma decisão dos pais (imunizar ou não); porém, pedimos que todos busquem informações seguras, em sites oficiais como o da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e não se baseiam em conversas de whatsapp para a decisão. Outra opção é procurar o pediatra da criança para tirar dúvidas. Entre os 26 imunizados não tivemos relatos de reações”, frisa Luís Fábio. 

Até o momento, Sorriso recebeu 610 doses pediátricas, o que equivale à 5,6% do total estimado pelo MS para o Município que é de 10.299 crianças de 5 a 11 anos de idade.