Em uma reunião ontem (08), com o ministro Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, a comitiva mato-grossense, composta por lideranças políticas e líderes dos caminhoneiros, cobrou a revogação do Decreto 9.101/207, de 20 de julho, que aumentou a alíquota do PIS e COFINS sobre o combustível. O que, na prática, elevou no país, em mais de R$ 0,40 o preço do litro da gasolina; em mais de R$ 0,20 o valor do litro do diesel e do etanol, segundo pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas.

De acordo com o presidente da ONG Movimento Nacional dos Caminhoneiros do Brasil, Gilcemar Stelle Borges, “a reunião desta manhã na Casa Civil foi produtiva. Queremos a revogação do Decreto 9.101 e vamos ficar aqui até ter uma decisão. Vamos nos manter unidos até vencer essa batalha”, pontuou.

Presente na reunião, o deputado federal Nilson Leitão, destacou que defende um projeto de lei para isentar PIS e CONFIS dos combustíveis. “Além de isentar a BR 163 dos pedágios, o que é imprescindível”, disse. Outra cobrança de Leitão é a redução do valor do diesel, pedágios mais baratos e a realização de obras em rodovias pedagiadas.

Conforme o prefeito Ari Lafin, a baixa no valor cobrado pelos impostos se faz urgente. “Sabemos que é um processo longo. Mas esse processo já se iniciou com o ministro ouvindo a nossa comitiva. É necessário levar em consideração vários fatores. No ano passado o Mato Grosso enfrentou uma grande  estiagem, e, nesse ano, esse aumento nos impostos impossibilita o rendimento na profissão”, ressaltou o prefeito.

“Mas estamos confiantes que o Governo Federal nos dê esse olhar, pois tivemos duas importantes agendas nesse sentido aqui em Brasília, uma na Casa Civil e outra no Ministério da Fazenda”, adiantou Lafin.

Além de Lafin, Leitão e Borges, também participaram do encontro com o ministro Padilha, o secretário de política agrícola do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller, o presidente da Associação dos Transportadores Rodoviários Mato-grossenses, (ATROM), Alexandre Shuerroff; e a representante da ATROM, Carla Guerra; o representante dos Caminhoneiros Autônomos de Diamantino, São José do Rio Claro e Alto Garça, Lucas Rotilli Durlo, o suplente de deputado federal Ederson Dal Molin e os vereadores Fábio Gavasso, Cláudio Oliveira e Maurício Gomes.

Hoje pela manhã (09), a comitiva esteve reunida com o secretário de Política e Integração, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, Herbert Drumonnd e a superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Rosimeire Lima de Freitas para apresentar a mesma demanda.