No Brasil, o órgão responsável por coordenar as ações de proteção e defesa civil em todo território nacional é a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC). A atribuição do órgão também se entende ao que concerne a prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de eventuais danos junto aos três níveis de governo (federal, estadual e municipal), com ampla participação da comunidade.

Outro ponto levantado no encontro foi a necessidade do repasse de recursos provenientes dos governos dos estados e da União, por meio de fundos, para que os próprios municípios executem obras de prevenção e mitigação.

“Há tempos a gente vem dialogando sobre as propostas de modo remoto. Essa foi a primeira vez que nos reunimos presencialmente, e posso assegurar que foi uma experiência enriquecedora para todos os participantes”, observa.

“O Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil irá padronizar um sistema de serviço, reduzindo o tempo de resposta e tornando mais eficiente as ações desempenhadas em casos de desastres naturais ou qualquer outro em que seja necessário o uso da Defesa Civil”, conclui o coordenador.