Infelizmente, segundo a equipe, o mesmo padrão pode se repetir em junho, já que entre os dias 29 de maio a 2 de junho, foram registradas 176 faltas em apenas cinco dias.

O pedido é para que o paciente que confirmou presença compareça ao AME e realize a consulta. Agora, aqueles que confirmaram, mas por algum motivo não poderão comparecer, devem avisar a equipe com 48 horas de antecedência pelos números (66) 99692-2197 ou 99698-9726.

Quando o paciente comunica que não poderá ir, a equipe já chama o próximo da fila, assim ninguém é prejudicado, explica o gestor da pasta, Luis Fábio Marchioro. “Quando um paciente falta todo seu tratamento fica comprometido e quando ele falta e não comunica, além de comprometer seu tratamento ele automaticamente prejudica outra pessoa que poderia receber esse atendimento”, reforça Luis Fábio.

O secretário frisa que infelizmente o quadro de faltas é comum e atrapalha toda a rede de atendimentos. No fim de março, por exemplo, dos 100 pacientes agendados para consultas pré-operatórias, 27 faltaram. O número equivale a mais de 25% de faltantes. "Esse cenário também se repete na realização de exames, cirurgias e outros serviços que atrapalha a organização de todo o sistema de saúde; precisamos da colaboração da população", diz o gestor.

“São dados que nos preocupam, por isso alertamos novamente: confirmou, não falte. Se tiver que faltar avise, comunique, possibilite que outra pessoa que também está precisando receba o atendimento correto”, completa Luis Fábio.