Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O mês de setembro começou muito bem! Só ontem (1º) o Município aplicou 1.909 doses de vacina. Foram 936 durante o dia, mais 667 na ação noturna e 306 segundas doses. Os números equivalem a uma adesão de 88% das pessoas que agendaram.
Uma força tarefa foi organizada nas unidades de saúde para atender todos que agendaram. O Município segue imunizando e já abriu agendamento para a população com 20 anos ou mais de idade e lactantes com filhos de até dois anos.
O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, pontua que já é possível ver os efeitos da vacina na população. “Claro que continuamos tendo registros de novos casos positivos; porém não estamos mais registrando a ocorrência de casos graves ou gravíssimos em grande quantidade como vínhamos tendo até então”, diz.
Nesse sentido , o apelo da equipe da Saúde segue o mesmo: agende, compareça, se imunize. E para quem já recebeu a primeira dose, a recomendação é ficar de olho no cartão de vacina para não perder a data da segunda dose. O Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol funciona como posto permanente para aplicação de segunda dose.
E mais um detalhe, esse para as mamães: gestantes e puérperas com comorbidades que ainda não foram imunizadas, podem agendar a vacinação pelo 3545-8000. Para ser vacinadas, as gestantes devem apresentar a autorização médica.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).