Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Em um trabalho conjunto das equipes da Secretaria de Saúde e Saneamento 578 pessoas foram imunizadas hoje (08). 465 idosos com 60 anos ou mais receberam a primeira dose em dois drives thrus simultâneos. Além deles, mais 103 profissionais da saúde receberam a segunda dose.
O gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, pontua que o sábado atendeu as expectativas da pasta. "Avançamos com os idosos e agora já vamos aplicar a primeira dose para portadores de comodidades, a partir de segunda-feira", diz. Ele aproveita para agradecer os servidores de todas as pastas que estão atuando, quer seja fazendo ligações, imunizando ou dando o apoio na organização do trânsito.
O secretário lembra que quem foi imunizado e tiver reações pode procurar o Hospital de Campanha e a UPA abertos 24 horas. O PSF do Novos Campos também está abertos sábados e domingos, atendendo das 7 horas da manhã até às 19 horas. Já a Farmácia Central Cidadã fica aberta 24 horas. Quem tiver dúvidas pode ligar no 150 que atende das 7 horas até meia-noite.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).