Ah! Vai viajar de avião e os filhos ainda não têm a identidade? Segundo a coordenadora, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) exige o documento de identidade para voos nacionais a partir dos 12 anos. “Quem tem menos de 12 anos, pode viajar tranquilamente com a certidão de nascimento original – ou cópia autenticada em cartório”, reitera.

Para se ter uma ideia da lentidão do processo neste período de adaptação, antes da implantação do novo sistema, a média diária de emissões era de 60 a 100 Registros Gerais – RGs. Agora, a média baixou para 45 a, no máximo, 50 carteiras de identidade emitidas por dia em cada unidade do Ganha Tempo. Os dados foram compilados pelo coordenador do Ganha Tempo Central, Cledson Assis.

Só para se ter uma ideia, em 10 dias, do dia 6 até ontem (16 de março), o Ganha Tempo registrou 1.251 atendimentos. Portanto, vale a recomendação de que, quem puder aguardar, que aguarde mais um pouco para emitir a segunda via do documento. “O documento emitido no ano passado, por exemplo, vale até 2032 então, pedimos que venha agora somente quem realmente precisa da identidade para receber algum benefício social, ou emitir para passaporte, por exemplo”, reforça Rosi.

Relembre:

Depois de uma pausa, em fevereiro, para adequação do sistema, o documento está sendo feito, desde o 6 de março, em dois locais: no Ganha Tempo Central e também no Ganha Tempo Zona Leste.

Nestes primeiros dias, devem procurar as unidades somente as pessoas que ainda não tenham a identidade, que estejam sem o documento por conta de furto, roubo ou extravio, ou que precisem de segunda via para receber benefício social ou emitir algum outro documento, como o passaporte, por exemplo.

Dúvidas? Entre em contato pelo 3907 8013 (Ganha Tempo Central) e 3907 8050 (Ganha Tempo Zona Leste).