A partir de segunda–feira (4) o sistema de emissão para Nota Fiscal Eletrônica sobre Serviço de Qualquer Natureza da Prefeitura de Sorriso estará atualizado. Na nova plataforma, os sistemas de geração de Nota Fiscal e de arrecadação de tributos estarão integrados, o que garante mais facilidade na hora de emitir o documento e também mais eficácia na gestão fiscal por conta do município.

Para mostrar a nova plataforma a empresários e contadores do município, o Departamento de Tributação promoveu ontem (30), no Centro de Eventos Ari José Riedi, uma palestra em que um representante da empresa desenvolvedora do software, a Ágili, apresentou o novo sistema. “O objetivo foi demonstrar de forma prática como será o funcionamento da nova ferramenta e também já ir tirando dúvidas dos empresários e dos contadores, que passarão a emitir as notas fiscais neste novo ambiente a partir da próxima semana”, destacou a diretora do Departamento, Vanice Fronza.

Para o coordenador de Fiscalização Tributária, Marcos Aurélio Santos Silva, a plataforma integrada vai trazer ainda mais transparência e confiabilidade em todo o processo, que já é feito digitalmente desde 2008. “Essa modernização vai trazer um controle mais eficaz na questão tributária, com recursos que vão, automaticamente, promover encerramentos automáticos das competências fiscais e também fazer cruzamento de dados com sistemas como o do Simples Nacional, por exemplo”.

A nova plataforma começa a ser implantada à meia noite de hoje e a expectativa é que na segunda-feira pela manhã o sistema já esteja disponível para todos os usuários. Para garantir o atendimento a possíveis dúvidas, na próxima semana, além da equipe do Departamento, técnicos da Ágili estarão à disposição pelos telefones 3545 4757, 3545 4766 e 3545 4755, das 7h às 13 horas. Já no período da tarde, também é possível esclarecer dúvidas na própria Ágili, pelo 3545 4100.

A delegada do Conselho Regional de Contabilidade (CRC MT) de Sorriso, Clair Betanin, estava entre as mais de 150 pessoas que participaram da palestra. Para a contadora, as mudanças não devem ser muito grandes em relação ao sistema que já é disponibilizado para a emissão de Nota Fiscal. “Acredito que o processo de transição para a nova plataforma deva ocorrer de forma tranquila”, comentou.

Para emitir a Nota Fiscal Eletrônica, basta acessar o site da Prefeitura (sorriso.mt.gov.br) e clicar no ícone “Nota Fiscal Eletrônica”.