Cerca de 220 servidores que atuam na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento participaram do curso de capacitação em Telessaúde. O evento foi realizado na sexta-feira (03) no auditório Farroupilha, no Centro de Eventos José Ari Riedi, no bairro Rota do Sol.

O que é Telessaúde

É um programa de capacitação profissional instituída em âmbito nacional pelo Ministério da Saúde, desde 2007, que tem como objetivo fortalecer e ampliar as ofertas de educação permanente em saúde para os profissionais e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa está utilizando as mais novas tecnologias de comunicação e informação para reduzir filas de encaminhamentos, trazendo para dentro da unidade de Saúde os profissionais especialistas. Também oferece capacitação via web para que os servidores possam se atualizar sem que necessite sair da unidade de saúde.

“ Esse é um programa que usa da tecnologia da informação em favor dos profissionais da saúde e dos usuários também. Já foi implantado em vários estados do Brasil, e vem dando muito certo. A exemplo de cidades da Região Sul do Brasil, onde a demanda com especialista era muito grande, e por isso tina uma fila de espera enorme,  e com a implantação do programa Telessaúde esse problema foi sanado. Então temos a convicção que o resultado da implantação aqui em Mato Grosso não será diferente. Nós vivemos na era digital e precisamos usar isso em beneficio da saúde da população,” explicou Valdelírio Venites, coordenador de campo do Telessaúde MT.

O programa esta sendo implantado através de uma parceria da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento,  a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso.

“Hoje nossos servidores receberam uma atualização profissional de como usar a tecnologia da informação para agilizar os trabalhos na saúde. Isso traz um conhecimento a mais para nossos colegas de trabalho, além de fornecer novas ferramentas para agilizar o atendimento dos usuários da rede pública, principalmente no que se refere à consulta com especialistas. Então estamos muito otimistas com a implantação deste programa, que vem como ferramenta importante para tornar a saúde cada dia melhor”,  afirmou o secretário de Saúde e Saneamento, Devanil Barbosa.