“Desde o ano passado, devido ao cenário de pandemia, viemos em conversa com os nossos servidores, promovendo capacitações mais curtas, em formato online. Agora, estamos realizando de forma presencial, porém com turmas pequenas e respeitando todos os protocolos de biossegurança necessários”, explica a enfermeira da Atenção Primária, Cátia Luciano.

A capacitação está sendo feita pela empresa TWI Consultoria e Tecnologia, responsável pelo prontuário eletrônico do G-MUS, sistema que contempla desde o atendimento primário à gestão estratégica da saúde. “Neste primeiro momento estamos avaliando sete indicadores, que deverão aumentar de maneira gradativa a cada ano. O objetivo é evitar perdas de dados e aperfeiçoar os relatórios de atividades realizadas no nosso cotidiano”.

As capacitações serão realizadas durante todo o ano, com os demais profissionais da saúde.

O programa Previne Brasil foi instituído pela portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, e implantado no ano de 2020. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para o município, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como prioridade a estruturação de um financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas à atenção primária e estreitar laços entre população e equipe de profissionais da saúde.