A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil iniciou hoje (15), a campanha do Maio Amarelo. O trabalho começou com abordagem instrutiva na Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt. Conforme o coordenador do departamento de Trânsito, Márcio Pires, na escola Ivete foram abordados 180 motoristas, entre condutores de veículos e motocicletas, para entrega de panfletos instrutivos e orientações.

“Durante a abordagem pudemos observar tanto bons exemplos por parte dos pais, quanto algumas infrações de trânsito”, destaca Pires. O coordenador ressalta que o material entregue para os pais foi confeccionado a partir de um levantamento realizado nas próprias unidades escolares.

“Estivemos nas escolas e observamos quais as principais infrações cometidas como parar o carro no passeio; parar na contramão ou sobre faixa de pedestres; estacionar no local do ônibus escolar; dirigir ao celular; transitar com excesso de passageiros e transportar crianças de forma inadequada são alguns dos principais exemplos”, cita. Pires acrescenta que todas essas infrações geram multas e pontos na carteira do condutor.

Conforme o coordenador, a intenção durante o Maio Amarelo é fomentar boas atitudes no trânsito como o uso do cinto de segurança, o respeito ao limite de velocidade, não dirigir sob efeito de álcool, e, respeitar a sinalização são alguns exemplos.

Pires pontua que como a cartilha foi elaborada a partir de situações flagradas em áreas escolares, a intenção é priorizar a abordagem em frente às escolas. “Vamos continuar trabalhando com educação para o trânsito durante todo o ano, intensificando as ações em áreas escolares”, explica.

Além das abordagens nas ruas, os agentes municipais de trânsito também atuam com palestras educativas tanto em escolas quanto em empresas. “Na Escola Ivete realizamos uma palestra no último dia 7 com a participação de mais de mil pessoas. Em escolas trabalhamos com os pais. Já nas empresas o foco são colaboradores e também clientes”, frisa. Hoje mesmo (15), a equipe estará pela manhã na Nutribrás Alimentos e à tarde, a partir das 14 horas no Projeto Luz do Amanhã no Batalhão da Polícia Militar.

De acordo com os dados da Semsep, somente em 2017 foram registrados 900 acidentes, destes, 600 envolveram motocicletas e 100 deles foram atropelamentos.  “Só vamos mudar esses números se todos nós, motoristas e pedestres mudarmos nossas atitudes e respeitarmos as regras de trânsito”, finaliza Pires.

Caso escolas ou empresas queiram agendar palestras ou obter mais informações obre o Maio Amrelo ou demais serviços prestados pela Semsep, basta procurar a Secretaria, no horário das 7h às 13 horas, na Rua Rio Grande do Sul, 213, bairro Benjamim Raiser. Mais informações pelos telefones 153 ou 3544 3563.