“Temos um total, até agora, de 40% de veículos para este tipo de função devidamente vistoriados”, informa o coordenador da Guarda Municipal (GM), um dos braços da Semsep, Márcio Pires. O laudo da vistoria é indispensável para que o veículo possa obter, junto ao Departamento de Tributação da Prefeitura, o alvará para trabalhar regularmente. A data-base para o vencimento dos alvarás é 31 de março. A exceção, neste caso, é para os veículos de aplicativo, que não precisam de alvará. No entanto, o laudo de vistoria é indispensável para que possam atuar.

O coordenador informa ainda que as vistorias são feitas de acordo com um cronograma que leva em conta o final da placa de cada veículo, conforme determinado por decreto. “O veículo flagrado com a vistoria vencida pode ser, inclusive, recolhido”, explica o GM, acrescentando que, neste caso, também há incidência de multa.

Durante o serviço, que é gratuito, são avaliadas as condições gerais do estado de uso e conservação, sistema elétrico, pneus, além dos itens de segurança, entre uma série de outros componentes. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) também são igualmente analisados.

Em caso de dúvidas,  basta ligar no 3544 3563, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.