Mas atenção: nas escolas e Cemeis será realizada somente a vacina contra a poliomielite. Contudo, a carteirinha dos pequenos que voltaram com a autorização será conferida e caso falte alguma, as “tias da vacina” vão enviar um bilhetinho alertando que papai e mamãe devem levá-lo a uma de Unidade de Saúde da Família para deixar tudo completinho.

Kátia explica que a partir da próxima semana as equipes farão o mesmo trabalho nas demais unidades escolares. “Pedimos aos pais que fiquem atentos, pois iremos enviar as autorizações no decorrer da semana e na sequencia iremos às escolas para imunizar”, detalha. E esse trabalho será feito tanto nas unidades públicas quanto particulares, pois a meta é imunizar o maior número possível de crianças. “Essa é uma parceria incrível entre saúde, famílias e educação”, completa.

Até o momento, Sorriso imunizou 3.080 crianças contra a pólio, o que corresponde a 45,74% da meta total estipulada em 6.734 crianças na faixa etária de um ano até cinco anos incompletos para o Município pelo Ministério da Saúde.

Kátia lembra ainda que o MS prorrogou a campanha até o dia 30 de setembro. Com isso quem preferir pode procurar uma Unidade de Saúde da Família para imunizar seus pequenos contra a poliomielite e aproveitar para verificar se falta alguma dose de imunizante de rotina.

A coordenadora da sala de vacinas destaca que “as crianças são mais suscetíveis e é responsabilidade dos pais levar para a imunização para que continuemos livres de doenças consideradas já erradicadas no país; a vacina é segura e salva vidas”.

E como informação nunca é demais, é bom lembrar que no momento da matrícula ou rematrícula, as escolas exigem a caderneta vacinal atualizada, então essa é mais uma oportunidade para deixar tudo ok.

Com a mãozinha do Rotary

Vale lembrar que em Sorriso a campanha conta também com o apoio do Rotary Club que já realizou panfletagem falando da importância da vacina; as equipes do Rotary também aturam no dia D de Imunização, em 20 de agosto. Uma nova panfletagem de conscientização será realizada hoje, 08, das 17 às 19 horas, na Praça da Juventude.

O presidente do Rotary Club Sorriso, Ederson Perin, pontua que diante da baixa cobertura vacinal contra a paralisia infantil, Rotary Clubs de todo o Brasil estão empenhados nesta iniciativa de aumentar estes índices.

Até o momento, segundo dados do Ministério, 34% do público-alvo de 1 a 4 anos tomou a vacina que previne contra a paralisia infantil no país. A meta do Ministério é vacinar 95% do público-alvo de 14,3 milhões de pessoas.

 

Confira as vacinas que estão disponíveis nas USFs:

Entre as vacinas que estarão disponíveis nos postos durante a campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para atualização da caderneta de adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), contra febre amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, e Meningocócica ACWY (conjugada).