O evento, realizado ontem (19) pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), reuniu no Auditório Magessi do Centro de Eventos Ari José Riedi gestores e professores das unidades escolares que atendem as etapas de pré-escola e 1° ao 3° ano e professores de apoio pedagógico e leitura. O Seminário contou com exposição de atividades desenvolvidas com as crianças, considerações da Diretoria Regional de Ensino - DRE e palestra com o Dr. Rogério Grillo.
O seminário faz parte do programa de alfabetização desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), durante o ano de 2022, que tem como objetivo a recomposição das aprendizagens das crianças. O Programa Alfabetiza/MT visa garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa, que é até o 2º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, a Semec integrou o Alfabetiza/MT ao Programa Ensina Mais Sorriso, fortalecendo e norteando o trabalho dos professores por meio de avaliações diagnósticas, refletindo e analisando os resultados com as unidades escolares, criando metas, ações e estratégias que ajudam a nortear o trabalho dos professores. A Secretaria também disponibilizou mais professores de apoio e de leitura, orientando-os para o trabalho com nivelamento e fortalecendo a necessidade do olhar alfabetizador, da Educação Infantil ao nono ano, por meio do planejamento com intencionalidades pedagógicas para desenvolver as habilidades de cada etapa/ano da criança.
“Não devemos poupar esforços para que o direito de aprender da criança seja respeitado com uma educação de qualidade e equidade. Estamos trabalhando para que os resultados possam ser alcançados e que toda criança seja vista dentro de suas necessidades, tendo seu direito de aprendizagem respeitado”, frisou a gestora.
Lúcia destacou a importância do trabalho realizado pelo Governo Estadual, via Seduc, possibilitando que os 141 municípios trabalhem no formato do Alfabetiza/MT para que todos possam se desenvolver na aprendizagem das crianças com o foco na alfabetização.