O seminário “Desafios do Crescimento”, realizado ontem (22) em Sorriso, discutiu com empresários locais as oportunidades e desafios da internet. Com o tema “A internet é sua parceira ou concorrente?”, o evento abordou as demandas do mundo virtual e a necessidade de conhecer a essência e o comportamento humano.

Para tratar do assunto, o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) trouxe os palestrantes João Kepler e Carlos Hilsdorf. Com o tema “O vendedor na era digital”, Kepler salientou que “só não tem chances no mundo virtual a empresa que não olhar para a internet como oportunidade de negócios”. Segundo ele, o espaço virtual é uma forma especial de angariar clientes, para isso, “é necessário que o empresário conheça o canal”, destacou.

Já a palestra de Hilsdorf, intitulada “Empreendedorismo e Liderança”, discutiu o comportamento humano. Hilsdorf pontuou que o empresário necessita aprimorar a capacidade competitiva para se manter entre os primeiros do mercado e capacidade para liderar pessoas, “que é a forma de influenciar positivamente para o resultado acontecer”, disse.

Hilsdorf acrescentou que é fundamental conhecer a essência e o comportamento humano. “Não importa o quanto a sociedade evolua, mas sempre vamos partir do ser humano para o ser humano. Para isso, precisamos desvendar os mistérios da mente humana”, frisou o palestrante.

Para demonstrar que o comportamento do consumidor muda, mas a essência não, Hilsdorf explicou que “nossos bisavós compravam lampiões, nossos pais lâmpadas elétricas e nos lâmpadas de led ou de fotocélulas, quer dizer, o comportamento mudou, mas a necessidade é de iluminar o ambiente é a mesma”.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Drusina, as palestras salientaram aos participantes o quanto o cliente está conectado ao mundo virtual e “que a tecnologia abre mercados competitivos”.

O evento foi promovido pelo SEBRAE em parceria com a Administração Municipal, Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).