Neste ano, na Escola Leonel Moura Brizola foram desenvolvidas as oficinas com alunos dos 2º e 3º anos - reciclatoys com brinquedos ecológicos e temperos mágicos e vários temperos naturais. O resultado do trabalho realizado durante o ano será apresentado, hoje à noite para toda a comunidade escolar.
As escolas Vila Bela, Francisco Donizete e Leôncio Pinheiro da Silva, também desenvolveram o projeto e a Feira do Jovem Empreendedor, durante o ano de 2023.
O JEPP é um programa que visa, desde muito cedo, desenvolver as habilidades e visões empreendedoras em estudantes, dos anos iniciais, preparando-os para no futuro adentrar no mundo dos negócios. A Feira é o resultado desse trabalho.
A exposição dos produtos serve para mostrar, à comunidade de Sorriso, as experiências vivenciadas pelos alunos e os resultados do projeto, que leva para a sala de aula a cultura do empreendedorismo e serve de incentivo aos estudantes. Dessa maneira, eles exercitam o espírito empreendedor e o compromisso com o desenvolvimento sustentável, através de práticas pedagógicas.
Para a coordenadora pedagógica, Madalena Lopes da Silva, o JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) é um projeto que fomenta a educação e a cultura empreendedora, onde é apresentado práticas de aprendizagem. Considerando a autonomia do aluno para aprender, favorecendo o desenvolvimento de atributos e atitudes que são essenciais para direcionar a própria vida financeira. “Uma lição que se aprende desde cedo”, completa a coordenadora.
A secretária de Educação, Lúcia Korbes Drechsler, destaca que a Feira do JEPP é o resultado prático de todo o aprendizado das crianças durante o desenvolvimento do Projeto. “De forma lúdica, os alunos aprendem e desenvolvem habilidades e comportamentos empreendedores, que podem ser levados para o futuro”, pontua a secretária.
O programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) é uma parceria da Prefeitura com o Sebrae/MT.