De acordo com a Secretaria, cerca de 1,2 mil profissionais da educação devem participar do treinamento

Para abrir oficialmente o cronograma de formações da Semana Pedagógica, a Secretaria de Educação e Cultura (Semec), realiza amanhã (1º), em parceria com a Rede Positivo, pelo Sistema Aprende Brasil, uma palestra com o tema “Desafios da educação na contemporaneidade e a dimensão jurídica da prática pedagógica”.

Quem trabalhará o tema é a professora Ângela Mendonça, autora do projeto “Tecendo Redes”, - implantado no Estado do Paraná - que irá abordar a temática política pedagógica nas escolas. O debate deve iniciar às 07 horas e seguir durante todo o dia.

Os trabalhos da Semana Pedagógica desenvolvidos pela Semec iniciaram ainda ontem (30) com reunião de diretores. Hoje (31) a partir das 14h, o encontro será com coordenadores e diretores.  De acordo com a diretora de departamento, Elizania Regina Maciel, até o dia 03 a formação será direcionada aos gestores e coordenadores das unidades escolares.

Após a palestra de abertura do dia 1º, no dia 02, a discussão é com a educadora do Sistema Aprende Brasil, Fátima Rigoni direcionada à coordenação da educação infantil, no turno matutino, na Escola Ivete Lourdes Arenhardt. Fátima irá trabalhar a relação entre avaliação, planejamento e os pareceres descritivos na educação infantil.

No dia 03, os trabalhos serão coordenados pelo educador do Sistema Aprende Brasil, José Carlos Walker Bohnenberger, e o debate será sobre o Ideb, discutindo o planejamento da gestão pedagógica com foco na Prova Brasil. “Essa questão é muito importante, pois nesse ano teremos a prova do Ideb”, pontua Elizania. Irão participar desse encontro os coordenadores e diretores dos I e II anos do ensino fundamental, pela parte da manhã.

Já no turno vespertino, no Auditório Farroupilha, será realizada uma formação para os motoristas que atuam na rede municipal, das 15h às 17h.

Motivação e planejamento

E para o dia 07 de fevereiro está programado um grande encontro com a participação de aproximadamente 1,2 mil profissionais da rede municipal. É que na data será realizada uma palestra motivacional com o doutor em filosofia e história da educação, César Nunes. César irá trabalhar especificamente o tema “Educação e Emancipação: sensibilizar os conhecimentos e esclarecer os afetos na escola do 3º milênio”. A abertura do evento está programada para as 7h, no Auditório Magessi, no Centro de Eventos Ari José Riedi.

Já no dia 09, na Escola Ivete todos os professores estarão reunidos para mais um ciclo de formação. Segundo Elizania, serão discutidos aspectos da educação especial, infantil, fundamental, do Pacto da educação, “enfim, a educação do município como um todo”. No dia 10, seguem discutindo formação, os profissionais que atuam no Pacto e nos berçários no período matutino, já os demais estarão nas escolas trabalhando com planejamento.

Hoje o município conta com 33 unidades – 21 escolas de ensino básico e 12 Cemeis, que além dos professores, contam com o apoio direto de cerca de 150 profissionais atuando diretamente na gestão escolar.