A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), realiza nesta terça e quarta-feira (08 e 09), a I Conferência de Avaliação do Plano Municipal de Educação (Conapme). A Conferência será no Auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi. A abertura está programada para as 19 horas, desta terça-feira (08), com a palestra: “Plano Municipal de Educação: uma análise do real e do possível”, ministrada pelo professor dr. Aumeri Bampi.

Cerca de 200 profissionais que atuaram  no monitoramento dos oito eixos temáticos do Plano Municipal – Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Ensino a Distância e Tecnologia Educacionais e Formação dos Profissionais e Valorização do Magistério – são aguardados para a palestra. Já na quarta-feira (09), os trabalhos serão  no período matutino, com a participação dos 800 profissionais que integram a rede municipal de ensino.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler,  monitorar e avaliar o plano municipal de educação é muito importante,  “por tratar-se da Lei 2492/15, é preciso ser asseguradas as condições para atendimento por parte da Administração Municipal”, explica.

Lúcia salienta que o monitoramento dos eixos temáticos possibilita revisão de prazos e ou metas e estratégias dentro da realidade atual. “A Conferência é uma das ações que faz parte do  monitoramento do PME, através dela, oportuniza-se a participação democrática de todos os profissionais da educação para avaliar e construir  juntos o relatório final”, destaca.