O curso, que terá duração de seis meses, teve início ontem (10) e termina hoje (11) pela manhã. A formação está acontecendo no Auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi, com a presença da autora da metodologia, a fonoaudióloga Rosana Mendes Ribeiro.

O CDRA é uma plataforma dirigida a professores de escolas de Ensino Fundamental e Médio, que tem a diversidade escolar como caminho, destinada a fornecer um instrumento que permita ao professor identificar grupos de alunos com diferentes níveis de aprendizagem nas salas de aula e apresentar estratégias pedagógicas específicas. O protocolo tem a finalidade de contribuir para a qualidade da Educação, com formação continuada dos professores, bem como favorecer mudanças motivacionais e cognitivas junto aos estudantes, professores e familiares.

“A inclusão é para todos e não apenas para o aluno com alguma deficiência. A metodologia CDRA vai proporcionar trabalhar efetivamente a diversidade em sala de aula, recuperando conteúdos através de adaptações curriculares não apenas para nossos alunos especiais, mas sim para todos os alunos com algum atraso em seu desenvolvimento”, afirma o psicólogo Umberto Pelisser, coordenador da Educação Especial.

“Com a utilização dessa metodologia será possível a elaboração de estratégias que permitam trabalhar a inclusão em sala de aula e a tão buscada melhora na aprendizagem de modo a reverter os atuais indicadores de desempenho escolar” explica a secretária de Educação e Cultura do município, Lúcia Drechsler.

A criadora do método

A fonoaudióloga Rosana Mendes Ribeiro é autora do protocolo CRA – Classificação para Reenquadramento de Aprendizagem e dos Manuais de Provas Adaptadas para crianças com Necessidades Educacionais Especiais. Pós-graduada em Neuroeducação, integrou a equipe Interdisciplinar do NEA-Núcleo Especializado em Aprendizagem da Faculdade de Medicina do ABC; é membro da equipe de pesquisa do IPQ-HSMFUSP; professora do curso de pós-graduação “Neurociência aplicada à Aprendizagem” do CEFAC; professora da sala do educador SENAC-SP; diretora do Núcleo Aprende e precursora do projeto “Ação Educacional voltada à Diversidade Escolar”, com assessoria em avaliativas do ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.