Jovens, crianças e adolescentes integrantes dos CRAS São Domingos, São José e Praça Céu, participaram de uma reunião com objetivo de esclarecer dúvidas sobre a formação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes e Jovens de Sorriso (NUCAS), do Selo Unicef – Edição 2017-2020. A reunião foi realizada no CRAS São Domingos.

Durante a reunião, foram eleitos dois adolescentes, Ismael Monteiro e Manuela dos Reis, para representarem o NUCAS de Sorriso, no Ciclo de Capacitações do Selo Unicef, que será realizado nos dias 14 e 15 de agosto, em Cuiabá.

 

O Núcleo é coordenado pelo mobilizador de adolescentes e jovens do Selo Unicef em Sorriso, Brendo Braga. “Os próximos passos do NUCAS agora é fomentar os debates acerca das temáticas que devem tratar sobre a importância  alimentação saudável, consciência política, o uso de internet com segurança, e várias ações que os adolescentes estarão desenvolvendo dentro do município e com isso melhorando os indicadores com relação à política da infância e adolescência”, explicou Braga.

O Selo Unicef tem como articulador geral em Sorriso Adreano Rigotti.

 

O que é o selo Unicef ?

O Selo é uma iniciativa voltada à redução das desigualdades  e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Realizado em parceria com os municípios do Semi-arido e da Amazônia Legal Brasileira, o selo busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, e com o desenvolvimento das capacidades dos gestores.

 

Os municípios assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompleto e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população nos territórios e também se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários.