Durante a solenidade de entrega de certificações, que aconteceu nesta quinta-feira (06), no auditório da cooperativa Sicredi, em Sorriso, o prefeito Ari Lafin reiterou o apoio do Município junto ao governo do Estado nas ações integradas de segurança pública.

“Segurança pública está entre nossas prioridades, e a conclusão do curso de certificação de cães é reflexo desse trabalho que engloba todas as instituições da área da segurança. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso é uma referência quando o assunto é busca e resgate de vítimas de tragédias. Cito como exemplo a atuação desses valorosos homens e mulheres durante as recentes enchentes no querido estado do Rio Grande do Sul”, disse o prefeito ao relembrar da tragédia que atingiu 476 municípios e deixou ao menos 172 pessoas mortas.

As ações de buscas e resgates mobilizaram militares e voluntários de todo país, incluindo 11 bombeiros militares mato-grossenses que permaneceram por 30 dias no estado do Rio Grande do Sul.

“É claro que os entes públicos trabalham para evitar que os incidentes ocorram. Por outro lado, também precisamos estar preparados para lidar com catástrofes dessa natureza”, complementa o gestor.

“Os seguidos investimentos em capacitação tornaram Mato Grosso o estado com maior número de cães certificados do país. Também somos referência no que tange as ações de preservação ambiental e combate de incêndios florestais. Isso sempre com apoio de parcerias como essa mantida com o prefeito Ari Lafin e com o município de Sorriso”, assinala o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges Ferreira.

Receberam as certificações os seguintes binômios:

2º Sargento Ultimo de Miranda e Lins e a cadela Malu

3º Sargento Fernando Gomes de Almeida e a cadela Meg

Soldado Rykaelle Ribeiro Vieira e a cadela Aira

Soldado Rafael Barretes de França e a cadela Amora

Soldado Raphael Barbosa da Silva e a cadela Nalah

Soldado Ricardo Carvalho da Silva e a cadela Mera

Soldado Jetro Rodrigues de Oliveira e o cão Mari

Soldado Diego Lima Ciquini e o cão Ruquia

Soldado Rafael Afonso Gomes da Fonseca e o cão Bereta

Técnico de enfermagem Erik Oliveira Barboza e o cão Ralph

A solenidade de certificação também foi marcada por homenagens aos binômios; sargento Daiane da Rocha Ribeiro e a cadela Maya e soldado Thiago Silva Carvalho e a cadela Sky, pela atuação na força-tarefa de buscas e salvamentos no estado do Rio Grande do Sul.