Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Construir um espaço para a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF); implantar uma Farmácia Cidadã no Rota do Sol; edificar três novas Unidades Básicas de Saúde Porte I nos Bairros Morada do Bosque, Novo Horizonte e Monte Líbano; duas Porte II na região dos bairros Topázio e Parque Universitário; uma no Distrito de Primavera; criar uma Maternidade Municipal; implantar uma Policlínica na Região Leste; abrir os Centros de Atendimento em Oncologia e Hemodiálise; adquirir novas ambulâncias e veículos e implantar uma base descentralizada do SAMU. Essas são algumas das propostas apresentadas durante a audiência virtual para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022/2025, realizada na dia 06 de maio e que debateu o eixo temático da Saúde e Saneamento.
Conforme o gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, a equipe fez um levantamento dos pontos com maior necessidade em relação não só à atenção básica, que é obrigação do Município, mas buscou avançar também nas especializações. “Os Centros Oncológicos e de Hemodiálise já estão em construção, por exemplo”, disse. “Mas queremos avançar, ampliar a cobertura de atendimento clínico geral, saúde bucal e em especialidades, como é o caso de projetar e sonhar com uma Policlínica na Zona Leste e uma Maternidade Infantil. Sabemos que são grandes passos, mas nossa população merece”, frisa. O secretário relata ainda a dificuldade de planejar algo em plena pandemia. “É difícil, mas precisamos pensar no futuro de forma esperançosa”, completa.
PPA 2022/2025
Neste ano, devido à pandemia, o PPA foi dividido em eixos temáticos e as audiências públicas têm sido realizadas de forma virtual. A intenção é ampliar a participação popular com a promoção da audiência na página da Prefeitura de Sorriso no Facebook. Duas audiências já foram realizadas, uma debateu Educação e Cultura e a segunda a Saúde e Saneamento. Amanhã (11) será realizada a terceira audiência, também com transmissão pela página do Facebook da Prefeitura, a partir das 19h30 e será debatido o eixo Esporte e Lazer.
Lembrando que o PPA é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo e estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública para o período de quatro anos. O objetivo dessa ferramenta é organizar, em programas, as ações e os projetos que resultem em bens e serviços para atender às demandas da sociedade.
Segundo o relatório do histórico de receita, o valor arrecadado pelo Município no ano de 2020 foi de R$ 407.680.259 milhões. A previsão de arrecadação para este ano é no valor de R$ 435.500.000 milhões, com média de crescimento histórica de 11,32%. Depois de concluída a fase das audiências, o planejamento de todas as secretarias e departamentos será somado à participação popular e compilado em um projeto de lei, que seguirá para a avaliação da Câmara Municipal de Vereadores. Somente depois deste processo é que o documento então volta para a análise final do prefeito, consolidando assim, em lei, o PPA 2022/2025.
Confira o calendário das próximas audiências:
11 de maio (terça-feira) | Eixo temático: Esporte e Lazer;
18 de maio (terça-feira) | Eixo temático: Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil;
20 de maio (quinta-feira) | Eixo temático: Assistência Social;
25 de maio (terça-feira) | Eixo temático: Obras e Serviços Públicos;
27 de maio (quinta-feira) | Eixo temático: Transportes;
1.º de junho (terça-feira) | Eixo temático: Agricultura e Meio Ambiente.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).