O secretário salienta que “geralmente quem é jovem acaba demorando mais para buscar atendimento porque acredita que vai melhorar, e, quando busca por esse atendimento já está com o pulmão comprometido”.  Por isso, a recomendação para quem sentir qualquer sintoma relacionado à Covid-19 é procurar atendimento imediatamente.

Outra dado apresentado pelo secretário refere-se a uma alteração no boletim diário: a baixa no número de suspeitos. Até o dia de 9 de abril o número girava em torno de 150 suspeitos, com picos em que esteve acima de 400 suspeitos em 2020 – e hoje, 14 de abril, cindo dias depois de registrar 161 situações, esse número é de 14 pessoas.

Marchioro destaca que isso não equivale a dizer que não há novas contaminações. “Os números diminuíram devido a um novo modelo de exames, o antígeno, em que o resultado saí em torno de 15 a 20 minutos depois de coletado”, explica. Com o novo modelo de exames, só estão sendo coletadas e enviadas para análise em Cuiabá as amostras de pacientes internados que não tem como ir até a Central de Coletas de Exames.

“Mais uma vez frisamos: não zeramos os casos nem os suspeitos, por isso, todas as medidas de prevenção à Covid-19 como uso da máscara, do álcool 70 e o distanciamento social devem ser mantidos”, destaca.  E quem sentir sintomas deve procurar o Hospital de Campanha Municipal que atende 24 horas.

O boletim diário nº 357, divulgado hoje, também aponta que além dos 14 suspeitos, o município registrou 12.746 curados dos 13.509 casos confirmados até o momento. 603 pessoas estão com o vírus ativo no organismo, das quais 42 estão internadas; destas 13 estão em UTI e 29 em leitos de enfermaria. No momento, oito profissionais da Secretaria de Saúde e Saneamento estão afastados devido à doença. Segundo o relatório, 486 pacientes com sintomas gripais recebem acompanhamento domiciliar dos profissionais da Secretaria. O boletim também traz as 160 mortes registradas durante mais de um ano de pandemia com uma em investigação

Teste do antígeno 

De acordo com os laboratórios credenciados, o teste de antígeno possui sensibilidade inferior ao teste de RT-PCR em indivíduos assintomáticos com cargas virais baixas. Porém, em pacientes com carga viral elevada, o que costuma ocorrer na fase pré-sintomática, de 1 a 3 dias antes dos sintomas, e na fase sintomática inicial, até do 5º ao 7º dia da doença, a sensibilidade é superior a 90% quando comparada ao teste de RT-PCR. Quando o teste der negativo, mas a suspeita clínica for alta, e o paciente estiver com menos dias de sintomas, a recomendação é complementar com um teste RT-PCR.