Na tarde de ontem (09), secretárias de Assistência Social de municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires (Cidesa) se reuniram em Sorriso para debater a necessidade de criação de um serviço de acolhimento de idosos de longa permanência regionalizado.

A reunião foi conduzida pela primeira-dama e gestora da pasta em Sorriso, Jucélia Ferro. Segundo ela, o fortalecimento do trabalho de acolhida de idosos é uma demanda que vem sendo discutida no município há bastante tempo. Sorriso mantém hoje 12 idosos em situação de vulnerabilidade na Casa do Oleiro, porém o local é somente uma casa de passagem, não sendo apropriado para a permanência dessas pessoas.

“Sabemos que todos os municípios têm dificuldades com relação ao atendimento de idosos em situação de rua, vítimas de alcoolismo, drogadição ou abandono familiar. Porém, a criação desse serviço é um processo bastante demorado e burocrático, que demanda uma equipe de profissionais especializada para atender a esse público e também uma estrutura adequada, por ser tratar de hospedagem de longa permanência”, destacou.

Conforme Jucélia, a ideia, a princípio, é que o serviço de acolhimento de idosos aconteça no prédio da Cáritas Diocesana de Sinop, entidade sem fins lucrativos da Igreja Católica que auxilia diversas famílias em situação de vulnerabilidade social. “O local não está sendo utilizado e tem uma estrutura muito boa, precisando somente de uma reforma e adequação. A entidade ficaria responsável pelo acolhimento e cuidado dos idosos de maneira integral e os municípios pagariam pelo serviço”, explicou.

Uma comissão de trabalho foi criada visando dar seguimento ao projeto, que será apresentado aos prefeitos durante a próxima reunião do Cidesa.

“Essa foi a primeira de uma série de reuniões que serão promovidas pelo grupo de trabalho criado entre os municípios. Precisamos nos unir e com o apoio dos prefeitos da região conseguiremos encontram soluções eficazes para nossas demandas”, garantiu a gestora.

O prefeito Ari Lafin, presidente do Cidesa, esteve na reunião e reforçou a importância da união dos municípios para o fortalecimento da região em todas as áreas.

“Essa comissão será um braço do Cidesa, alavancado pelas secretarias de Assistência Social para criar um projeto regional que atenda aos idosos de forma integral”, frisou.