A Secretaria de Transportes tem intensificado os trabalhos de recuperação e manutenção das vias vicinais, pontes e bueiros entre os períodos de chuva. A informação é do responsável pela pasta, Leonir Capitâneo. Segundo o secretário nesta quinta-feira (05), as equipes atuam na recuperação de bueiro na Linha Pontal do Verde, na Estrada Vale do Verde e na MT 404.

Capitâneo destaca que a intenção é finalizar o trabalho e liberar o bueiro no Pontal do Verde até o início desta tarde. “Essa é a segunda vez que estamos recuperando o local em poucos dias. A primeira foi no início de março, mas devido à quantidade e intensidade das chuvas, tivemos problemas novamente. O local já foi aterrado e vamos realizar o cascalhamento pela manhã”, explicou.

O secretário acrescenta ainda que se as condições climáticas permitirem, assim que for liberado o trânsito na Linha Pontal do Verde, as equipes irão concentrar os serviços na Estrada Vale do Verde. “Ontem nossa equipe realizou a manutenção do local pela manhã, mas com a chuva que caiu à tarde, teremos que voltar”, salientou.

Além destes pontos, Capitâneo destacou que uma equipe com três máquinas está trabalhando na MT-404, que liga a sede ao Distrito de Boa Esperança e tem saída para a MT-490, para o município vizinho de Lucas do Rio Verde. “Apesar do alto índice de chuvas, a retirada da safra não foi comprometida. A chuva piorou após o período de colheita”, pontua Capitâneo.

Apoio da Defesa Civil

Desde a última terça-feira (03), uma equipe da Defesa Civil está no município para o mapeamento dos pontos com problemas ocasionados pelas fortes chuvas. De acordo com o gerente de articulação e comando da Defesa Civil do Estado, sargento BM Wagner Rosa, as condições climáticas estão alteradas em todo o Estado. “O índice pluviométrico para o início de 2018 extrapolou ainda nos primeiros dias de fevereiro e desde então a chuva intensificou”, ressaltou. Wagner salientou ainda que a previsão até o fim desta é de chuva intensa.

Wagner, acompanhado do agente de Defesa Civil, Edivaldo Dornelles e da geóloga do município, Aline Marcello, já verificou in loco a situação em vários pontos na área urbana e rural. Amanhã (06), a equipe da Defesa Civil dará uma coletiva no Paço Municipal, às 8h30, relatando a situação mapeada no município.