O encaminhamento começa no PSF, quando o paciente apresenta algum problema respiratório como ronco, rouquidão, tosse contínua, por exemplo. Depois dessa consulta e exames preliminares o médico encaminha ao otorrinolaringologista e este solicitas exames complementares e a equipe de regulação da Secretaria encaminha os pacientes, de acordo com as prioridades que são avaliadas pelo médico. Na lista da regulação consta adultos e crianças, mas nesse primeiro momento, o foco da Secretaria de Saúde e Saneamento são as crianças.

O secretário Luis Fabio Marchioro, destaca que a parceria entre a Prefeitura por meio do Consórcio de Saúde Teles Pires com o Hospital Regional Hilda Ribeiro, de Nova Mutum, agilizou a realização desses exames. De janeiro até agora já foram agendados 181 pacientes e, na próxima semana, mais 120 exames serão realizados.
“A disponibilidade do hospital Hilda Ribeiro, com uma estrutura preparada para realizar o exame num período e no mesmo dia retornar a cidade de origem, está sendo a melhor opção do momento, por mais que haja um deslocamento até Nova Mutum. Além dos exames, também disponibilizamos o transporte dos pacientes e acompanhantes, no caso de crianças e idosos”, salienta o gestor.