“Estamos fazendo um apelo para que todos que forem viajar deem uma geral antes de sair de férias eliminando criadouros”, reforça. E o pedido vale também para quem vai ficar por aqui. “Em dez minutos, uma vez na semana, é necessários verificar recipientes, calhas, plantas, cisternas, quintal, a casa como um todo”, diz. Outro pedido é que a população não descarte lixo a céu aberto, pois muito desse lixo acaba entupindo bueiros e servindo como o criadouro ideal para todo tipo de mosquitos e de animais peçonhentos.

“Não há um período do ano em que possamos descuidar; o cuidado permanente precisa ser uma rotina o ano inteiro”, frisa a coordenadora ao lembrar a importância de dar aquela geral no quintal pelo menos uma vez por semana; uma ação simples que elimina criadouros e evita a proliferação do Aedes aegypti e de demais animais peçonhentos.

Dados de 2023

De acordo com um relatório da equipe de Vigilância em Saúde, de 1.º de janeiro até o momento, foram 270 registros de dengue; desse total há sete registros de dengue com sinais de alarme e um de dengue grave. Também foram registrados dois casos de Zika – um em março e outro em abril e quatro de Chikungunya – dois em fevereiro; um em março e um em abril.

De acordo com 2.º Boletim da Dengue, divulgado pela Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas) em 21 de novembro, hoje o local com maior índice larvário é o Loteamento do Valo com 10,74% de índice larvário; na sequência aparece o Assentamento Jonas Pinheiro com 7,56%; no terceiro local da lista aparece o Industrial Leonel Bedin com índice de 6,21%; na sequência, em quarto lugar o bairro São José com 5,99% e em quinto lugar o Residencial Topázio com índice de 5,43%. Os cinco locais, bem como outros pontos do Município, são considerados como zona de risco, pois estão acima de 1%, índice considerado seguro pelo Ministério da Saúde.

Mesmo com 270 casos confirmados, o número geral está abaixo do registrado em 2022 quando somente de janeiro a julho foram confirmados 2.196 casos. No comparativo específico com o primeiro semestre de 2023 (janeiro a julho de 2023) que somou 223 registros, há uma queda de 89,84% em relação ao primeiro semestre de 2022. Durante todo o ano de 2022 foram 2.296 confirmações – as outras 100 situações se deram entre agosto e dezembro do ano passado. No período – 1.º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2022; o Município confirmou um caso de Zika e não houve registros de Chikungunya.

Em condições ambientais favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de apenas 10 dias.

Hoje, 44 agentes de combate a endemias atuam diretamente à campo. E para dar aquela mãozinha na limpeza do quintal, a Prefeitura oferta o serviço de coleta de resíduos sólidos - clique aqui e confira o calendário desse finzinho de ano!em que são recolhidos móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada). “O que não pode é deixar de cuidar”, completa Claudete.