Professores que se cadastraram para dar aulas no programa Muxirum estão participando de uma capacitação na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sorriso (Semec). Ao todo, 25 alfabetizadores se inscreveram no programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), que visa à alfabetização de jovens e adultos.

O objetivo do Muxirum é diminuir a taxa de analfabetismo no Estado, propiciando a alfabetização de pessoas jovens, a partir dos 15 anos, e adultos de qualquer idade. De acordo com levantamento da Seduc, cerca de 54 mil habitantes de Sorriso tem idade superior a 15 anos. Desse total, aproximadamente 4,2% são analfabetos, o que equivale a mais de 2.250 pessoas.

Interessados em integrar o programa em Sorriso podem obter mais informações na Semec, pelo 3545-8100, ou diretamente com a coordenadora pedagógica do projeto, professora Iluir Lorensetti Tiecher, pelo 99653-6731, com o coordenador, professor Jairo Brizola, pelo 99715-9036, ou com também coordenadora, professora Luciana Guerra 99977-6230.

As aulas serão terão início no dia 2 de maio e serão realizadas em vários locais. A intenção é dividir o município por áreas de interesse e cada turma contará com um alfabetizador. Serão seis meses de formação, com carga horária mínima de dez horas semanais. As turmas na área urbana serão de dez até 14 estudantes e na área rural de oito a 12 alunos. Após a alfabetização, para quem deseja continuar os estudos, está disponível no município o Centro de Educação de Jovens e Adultos Arão Gomes Bezerra.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sorriso ainda está selecionando alfabetizadores interessados em atuar no Muxirum. Os interessados podem procurar a Semec para mais informações.

Serviço:

O que: projeto Muxirum de alfabetização para maiores de 15 anos

Informações:

* Coordenadora pedagógica Iluir Lorensetti Tiecher, pelo 99653-6731,

* Coordenador Jairo Brizola, pelo 99715-9036,

* Coordenadora Luciana Guerra, pelo 99977-6230,

* Secretaria Municipal de Educação e Cultura, pelo 3545-8100.