Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
de eficiência
Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.
A partir da próxima segunda-feira (10), a Secretaria de Saúde e Saneamento irá iniciar a imunização dos sorrisenses com comorbidades. A imunização será realizada por agendamento. Para isso, o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, pede que todos que realizaram o pré-cadastro online para a vacinação contra a Covid-19 e se enquadram nesse grupo, fiquem atentos aos telefones e atendam às ligações. "Nossa equipes estão entrando em contato para passar data, local e horário", explica. A prioridade de imunização para esse grupo também foi definida pelo Ministério da Saúde e assim, os primeiros a ser imunizados serão portadores da Síndrome de Down, na sequência, pacientes que realizam hemodiálise. (Veja a lista de comorbidades e a Nota Técnica do Ministério da Saúde para vacinação em anexo).
O secretário lembra que todos devem apresentar o laudo médico atestando a comorbidade no momento da vacinação.
Pré-cadastro
E quem apresenta qualquer comodidade, pode preencher o pré-cadastro on-line disponibilizado pela Prefeitura Municipal no endereço eletrônico site.sorriso.gov.br e acessar o link do pré-cadastro e inserir o nome na lista.
Marchioro lembra que a inserção do nome no pré-cadastro não equivale a agendamento ou garantia para a imunização. “Não se trata de agendamento. Esse pré-cadastro tem como objetivo organizar as filas e prioridades na distribuição das vacinas que estão sendo fornecidas pelo Ministério da Saúde e seguirá o cronograma de entrega de doses”, explica Marchioro. “Como avançamos com a vacinação dos idosos, demos o start com a primeira dose para mais um grupo prioritário. Vamos sempre trabalhar dessa forma”, pontua.
O secretário destaca que conforme os cadastros são recebidos, todos passam pela análise da equipe técnica. “Lembramos que a priorização do grupo de comorbidades também observará a idade, chamando antes quem é mais velho, seguindo o mesmo modelo que realizamos até o momento com os idosos e com os profissionais da saúde: sempre os mais velhos antes dentro de cada campo específico dos subgrupos”, frisa.
Quem tiver dúvidas pode procurar uma Unidade Básica de Saúde ou ligar no 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite.
27181903-nota-tecnica-467-2021-cgpni-deidt-svs-ms.pdf
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).