O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) confirmou nesta manhã (09) a realização do Seminário Fomenta Mato Grosso, etapa Sorriso para os dias 19 a 21 de julho. O prefeito, Ari Lafin, recebeu a boa notícia diretamente do gerente da Agência de Sinop, Volmir Contreira e do representante do Serviço em Sorriso, Marcelo Ferreira.

A etapa Sorriso do Fomenta MT será no Centro de Eventos Ari José Riedi e deverá reunir duas mil pessoas nos três dias de eventos que contará com workshop, encontro de negócios, palestras, painéis e apresentação de histórias inspiradoras de sucesso.

Conforme Volmir Contreira, Sorriso é uma das 11 cidades dos 141 municípios mato-grossenses escolhidas para sediar um Fomenta. “Escolhemos uma cidade pólo regional para que possa servir de base para as outras e assim agregar valores para o crescimento colaborativo”, pontuou.

Para o prefeito, a escolha do município para sediar o evento é uma satisfação. “Essa iniciativa muito nos honra, pois temos o compromisso de crescer juntos regionalmente”, disse. Lafin reforçou ainda que “a intenção quando discutimos empreendedorismo de forma tão abrangente e de maneira conjunta, na área pública e privada, com certeza é nos tornamos um grande pólo de desenvolvimento regional”, pontuou.

O Fomenta é uma discussão que busca criar condições para ampliar a participação das micro e pequenas empresas no volume de compras das três esferas de governo – município, estado e federal, além de capacitar os empresários que passam pelo evento.

Na semana anterior ao Fomente – 12 a 14 de julho, o Sebrae irá disponibilizar o curso “Compras Governamentais: Comissão de Licitação”, voltado para as equipes de licitação e pregoeiros das prefeituras de Sorriso, Feliz Natal, Vera, Ubiratã e Ipiranga do Norte, para que o setor privado também tenha informações atualizadas. O treinamento também será em Sorriso.

E para ampliar conhecimentos e preparar empreendedores públicos e gestores privados, durante o Fomenta, o Sebrae ofertará o workshop “Como vender para Governo e grandes Empresas”, no dia 19, a partir das 19h.

No dia 20, com início às 16h haverá um “Encontro de negócios”. Com palestra magna às 20h com o tema “Como incorporar conhecimento e transformar realidades” com Eduardo Carmello.

No dia 21, os trabalhos terão início às 8h e prosseguimento até as 18h. Durante todo o dia os participantes poderão conferir palestras com temas voltados para os desafios das leis de licitação pública; sustentabilidade para micro e pequena empresa, entre outros temas. Além de dois casos de sucesso “Compras públicas no município de Campo Verde” e  “Comunidade Chã de Jardim”, de Areia, da Paraíba.

O secretário de Fazenda, Sérgio Koková, pontua que o evento é gratuito para quem desejar participar. Interessados podem obter mais informações pelo email sinop@mt.sebrae.com.br ou pelo telefone (66) 3520-1800 com Inajara Amorim.