As unidades de ensino do Distrito de Primavera receberam, nesta semana, a programação do Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação. O objetivo é promover a formação integral dos estudantes da rede pública, com ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
Durante os turnos matutino e vespertino, alunos do Pré até o 6º ano participaram de atividades que abordaram temas como alimentação saudável e prevenção da obesidade, arboviroses, saúde ambiental e prevenção de acidentes. A programação incluiu avaliações antropométricas, bate-papo com o personagem “Mosquitão” e apresentações teatrais com fantoches, levando informação de forma lúdica.
As ações foram realizadas no Cemeis Francisco Wilmar Garcia e na Escola Municipal Primavera, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Vigilância Ambiental, o Departamento de Alimentação Escolar e a Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento.
Para o coordenador do programa, Thiago Paulino, a integração entre setores é fundamental para o sucesso do PSE. “O programa cria consciência nos estudantes desde cedo, incentivando hábitos que vão refletir em qualidade de vida. É um trabalho que só é possível graças à união entre saúde e educação”, destacou.
As ações no Distrito de Primavera fazem parte do ciclo 2025/2026 do Programa Saúde na Escola, que seguirá levando atividades às unidades da rede municipal ao longo do ano.