Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Atualização e discussão. Esses são os motes de uma capacitação sobre sistemas de informação voltada para o programa Previne Brasil. Desde ontem (14), 28 enfermeiros e 28 médicos da rede municipal participam da atualização realizada na CEMEB Sorriso. Seguindo todas as recomendações para evitar aglomerações, os enfermeiros participam do treinamento pela manhã e os médicos á tarde. Serão seis encontros; além de ontem e hoje, a formação também será realizada na próxima terça-feira (21).
Conforme o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, as formações são rotineiras e buscam alinhar uma mesma conduta por parte de toda a rede municipal de saúde. “São realizadas avaliações dos trabalhos e realizada capacitações para a rede”, explica. Marchioro detalha que a formação é realizada na CEMEB Sorriso para facilitar o acesso dos profissionais à prática do ssitema. “A atualização do sistema é feita na prática, por isso estamos usando o laboratório de informática da CEMEB”, detalha.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).