O departamento de saúde bucal da Secretaria de Saúde e Saneamento, foi  destaque novamente, conquistando o segundo lugar no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019. A classificação dos municípios foi publicada no site oficial do Conselho Federal de Odontologia (CFO), na última sexta-feira (11). Sorriso disputou com outros 87 municípios  a nível nacional e conquistou o 2º lugar no pódio em seu grupo populacional .

“Esse reconhecimento feito pelo CFO, que é uma instituição muito respeitada, pela qual  tenho grande respeito, comprova que estamos no caminho certo e que a população de Sorriso está muito bem assistida com a rede e profissionais comprometidos. Aqui a saúde pública é, de fato, prioridade. Esse é o segundo ano que Sorriso ganha premiação nacional, no ano passado ficamos em 5°lugar e neste ano conseguimos o 2° Lugar.  Queremos compartilhar esse reconhecimento com cada profissional que atua na rede pública de saúde bucal", declarou o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

Todas as etapas de elaboração, análise e apuração foram realizadas pela Comissão de Políticas Públicas/Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal do CFO, Guilherme Graziani, coordenador  e os membros Gilmar Tevizan, José de Figueiredo Loureiro Júnior e Paulo Capel Narva. O coordenador-geral das Comissões e vice-presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge, acompanhou os trabalhos.

A premiação

A cerimônia de premiação será realizada em Brasília-DF,  no dia 27 de novembro. Os municípios vencedores receberão uma cadeira odontológica, com mochos e equipamentos  para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas, suctor para coleta de dejetos através de cuspideira com sugadores e refletor odontológico.

Neste ano, a classificação geral ficou assim:

Até 20.000 habitantes

1º lugar - Juscimeira (MT)

2º lugar - Angélica (MS)

3º lugar - Aragoiânia (GO)


Entre 20.001 a 50.000 habitantes

1º lugar - Ibiporã (PR)

2º lugar - Anchieta (ES)

3º lugar - Três Passos (RS)

4º lugar - Alta Floresta (MT)

5º lugar - Naviraí (MS)


Entre 50.001 a 100.000 habitantes

1º lugar - São Sebastião (SP)

2º lugar - Sorriso (MT)

3º lugar - Congonhas6 (SP)

4º lugar - Cambé (PR)

5º lugar - Porto Seguro (BA)


Entre 100.001 a 500.000 habitantes

1º lugar - Nossa Senhora do Socorro (SE)

2º lugar - Uberaba (MG)

3º lugar - Suzano (SP)

4º lugar - Sinop (MT)

5º lugar - Caucaia (CE)


Acima de 500.000 habitantes

1º lugar - Curitiba (PR)

2º lugar - Caxias do Sul (RS)

3º lugar - Manaus (AM)

4º lugar - Campo Grande (MS)

5º lugar - São Bernardo do Campo (SP)