Pelo relatório é possível acompanhar os dados de várias situações. Especificamente na Atenção Primária, só nos primeiro quatro meses do ano – janeiro a abril de 2024; o Município, por meio das equipes da Saúde, realizou 209.369 visitas domiciliares – no mesmo período, janeiro a maio de 2023, foram 125.891 visitas domiciliares. Ainda, nesses quatro primeiros meses de 2024 foram contabilizados 92.218 atendimentos individuais, no comparativo com 2023 são 6.285 situações a mais. Já em relação a procedimentos entre situações clínicas, cirúrgicas e de diagnósticos somam 151.434 situações; o número também subiu em relação ao primeiro quadrimestre do ano anterior quando foram 143.027 registros. O relatório aponta ainda 14.583 atendimentos odontológicos; em 2023 foram 12.874 registros no mesmo período.

O relatório também traz os números relativos à Atenção Secundária. No período, a equipe da UPA Sara Akemi Ichicava realizou 61.069 situações; uma média de mais de 15,2 atendimentos mensais entre janeiro e abril. Já o Centro de Reabilitação Renascer realizou 5.494 atendimentos. O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) somou 1.017 registros. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II) Nova Vida | Maria Zélia da Silva Cosmos atendeu 644 pacientes; já o CAPSi/Integrar apontou 665 buscas e o Centro de Atendimento Odontológico (CEO) Maria Lourdes de Lima contabilizou 1.745 procedimentos.

“De modo geral, observamos aumento no atendimento em saúde; essa é uma situação natural dado o crescimento populacional do Município”, avalia o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

Na avaliação da equipe, um dos pontos altos vividos pela saúde de Sorriso é a redução e até eliminação de várias filas de espera por cirurgias adquiridas pelo Município via Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires. “Nesse caso, falamos de um investimento que não é competência do Município, mas que Sorriso investe e auxilia no atendimento daqueles que aguardavam para procedimentos por entender que quem está doente precisa de cuidados com urgência”, ressalta Luis Fábio.

E quando a pauta é o cumprimento de limites legais, aquelas obrigações previstas na Constituição Federal para investimentos em saúde e educação, assim como os gastos com pessoal, os números mostram que Sorriso aplicou a mais em saúde: a lei obriga que 15% da receita resultante de impostos tenham como destino as ações e os serviços públicos de saúde (ASPS); até o momento, no comparativo do 1.º quadrimestre, o Município aplicou 22,07%, o que, na prática equivale a R$ 174.819.346,78 aplicados diretamente em ações de saúde.

A previsão inicial de arrecadação geral de Sorriso para 2024, ao longo dos 12 meses, é de R$ 894.480.000,00. “Automaticamente teremos mais investimentos em saúde até o fim do ano”, adianta o secretário, “visto que já é uma tradição do Município investir sempre mais do que a lei recomenda, pois entendemos que ter o acesso à saúde garantido é um direito essencial de todos os cidadãos”, finaliza.