A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), promove na quarta-feira (29), uma capacitação com o tema “Custo de produção do frango e manejo de pintainhos”. O curso é direcionado aos produtores de frango do Assentamento Jonas Pinheiro e será realizado na Escola Municipal Matilde Luiza Zanatta Gomes, no próprio Assentamento. De acordo com o responsável pela SAMA, Márcio Kunh, cerca de 100 produtores são aguardados para o evento.

Kuhn destaca que serão repassadas informações de medidas sanitárias na produção de frangos. “A intenção é organizar a cadeia produtiva do frango no município. Capacitar quem já está produzindo e também repassar técnicas adequadas aos novos interessados em produzir”, diz.

“Essa é uma primeira etapa, vamos dar continuidade com capacitações e assistência técnica permanentes”, salienta o secretário. “Todas as técnicas de assistência, manejo, produção e organização serão abordados na reunião”, complementa. Para garantir assistência técnica, a zootecnista Fátima Balbino Savegnago, acompanhará o processo produtivo in loco.

Além da capacitação, Kunh pontua que está em andamento o processo para a abertura de um Abatedouro Municipal de Frangos. “Já foram licitados R$ 121.000,00 em equipamentos. Também será aberto o edital de licitação para a adequação e reforma do local”, explica o secretário que complementa que o Abatedouro deverá funcionar na antiga farinheira, no Assentamento Jonas Pinheiro. A intenção é abrir o Abatedouro até o fim do segundo semestre de 2019.

“Dessa forma, além de ofertar assistência no momento da produção, vamos garantir o abate em local apropriado e também possibilitar a ampliação do mercado de comercialização, pois com o funcionamento do abatedouro será fornecido o selo de inspeção municipal e assim o produto poderá ser comercializado em supermercados”, frisa Kunh. Hoje toda a produção é comercializada nas feiras municipais.

A capacitação desta quarta-feira (29), será promovida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) em parceria com o Sebrae. O Sebrae ficará responsável pela consultoria e a SAMA pela assistência técnica. “Todas essas ações atendem ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo Ministério Público para produção e comercialização da cadeia produtiva do frango no município”, finaliza Kunh.