O Centro de Atendimento ao Empresário (CAE), também conhecido como Sala do Empreendedor de Sorriso, departamento ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, iniciou 2026 com forte demanda por serviços e encerrou o mês de janeiro com 6.508 atendimentos realizados. Os números mostram a importância do espaço como principal ponto de apoio aos microempreendedores individuais (MEIs) e pequenos empresários da cidade.
Entre os atendimentos registrados, 697 foram aberturas de novos CNPJs, 584 atualizações de MEI, 1.217 emissões de DAS (boletos), 936 declarações, 588 encerramentos de MEI e 686 parcelamentos. O CAE também realizou 523 orientações sobre linhas de crédito, 669 atendimentos relacionados à Nota Fiscal, 608 orientações sobre alvará, além de 141 notas fiscais emitidas, que juntas somaram R$ 555.633,00 em valores movimentados.
No mesmo período, foram contabilizadas 29 renovações de alvará e a emissão de 37 novos alvarás, formalizando as atividades econômicas do município. Outro destaque foi a liberação de R$ 60 mil em crédito por meio do Desenvolve MT, que atualmente dispõe de dez milhões de reais para linhas de financiamento voltadas aos empreendedores. Além do atendimento presencial, o CAE realizou 1.900 atendimentos via WhatsApp.
Para o coordenador do CAE, Leonardo Kozak, os resultados demonstram a importância da Sala do Empreendedor no desenvolvimento econômico do município. “Os números mostram o quanto o empreendedor confia no nosso trabalho. A Sala do Empreendedor é um espaço de acolhimento, orientação e solução. Temos uma equipe preparada, que atende das 7h às 17h, sem fechar para o almoço, garantindo agilidade e acesso facilitado para quem está empreendendo ou quer começar”, disse.
A Sala do Empreendedor funciona na Avenida Blumenau, nº 1451, anexa ao Centro de Eventos Ari José Riedi. O atendimento via WhatsApp é feito exclusivamente por mensagens, pelo número (66) 9 9974-3271. Todos os serviços oferecidos são gratuitos.




